quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Ferramentas para Gestão do Conhecimento considerando a aplicabilidade na realidade social de pequenas empresas regionais do Sul da Bahia.


Por: Cerize Dattoli Calhau - Graduada em Pedagogia pela UESC e pós-graduanda em Gestão Estratégica em Recursos Humanos, pela UNIME

Diante de uma economia impulsionada pela tecnologia da informação e pelas comunicações, a gestão do conhecimento se torna um precioso recurso estratégico para qualquer empresa. Ela é um canal onde existe a distribuição, disseminação e compartilhamento de informações entre toda a equipe da organização.
Desde muito tempo o conhecimento tem um papel importante na história e sua aquisição e aplicabilidade representam grande impulso para conquistas.

A gestão do conhecimento permite que uma instituição faça melhor uso do conhecimento na implementação da sua missão, seu objetivo.

A sobrevivência de uma empresa vem da capacidade de competir, penetrando no mercado e se defendendo de competidores.Ter estratégia, caminhar com direção , com escolhas em relação ao futuro é fundamental. Verifica-se que o recurso “conhecimento" vem aumentando sua importância para o desempenho empresarial e que os desafios impostos pela relativa e recente abertura econômica tornam a questão da gestão do conhecimento ainda mais fundamental para as empresas.

Os colaboradores, vêm aumentando, de forma considerável, seus níveis de educação e aspirações e o trabalho passa a ter um papel central em suas vidas. De fato, verifica se que os "indivíduos organizacionais", se realizam sendo criativos e aprendendo constantemente.

Esta coincidência aponta, de um lado, para uma grande oportunidade: a de se criar círculos de geração de conhecimentos. Estes ocorrem no momento em que as empresas cientes da necessidade de se reinventarem, de desenvolverem suas competências, de testarem diferentes idéias, de aprenderem com o ambiente e de estarem sempre buscando grandes desafios, adotam estilos, estruturas e processos gerenciais.

Sabe-se que,crescentemente, o principal capital das empresas encontra-se efetivamente no conhecimento individual de seus funcionários e na capacidade da organização de aprender e inovar coletivamente, usar conhecimento internos e externos em múltiplos contextos e lugares .

O mundo mudou muito, no entanto, nos últimos anos é possível argumentar que existem razões objetivas para que o compartilhamento de conhecimento seja uma das estratégias para a busca e o exercício do poder individual e organizacional.

As ferramentas da Gestão do Conhecimento aparecem como uma excelente proposta para a criação do conhecimento organizacional apoiadas pela Tecnologia da Informação na disseminação de conhecimento.

Diante de tudo isso as empresas do Sul da Bahia podem e devem utilizar de ferramentas que reduzam os custos e aumente a eficiência,como por exemplo:
As comunidades virtuais como uma iniciativa de Gestão do Conhecimento torna a relação entre os usuários e o ambiente virtual de extrema importância,

XOOPS: uma ferramenta de Gestão do Conhecimento

XOOPS é uma ferramenta para criação de sites dinâmicos que usa um sistema web de gerência de conteúdo escrito em PHP (http://www.php.net), linguagem de programação orientada a objeto, e banco de dados MySQL. É uma ferramenta ideal para o desenvolvimento de comunidades e websites dinâmicos, Intranets para empresas, Portais Corporativos, weblogs e muito mais. Possui milhares de recursos de redação, edição e publicação de conteúdo on-line já incorporados e a custo zero.

É a abreviação de eXtensible Object Oriented Portal System (Sistema de Portal Orientado a Objeto Extensível). Possui código aberto (software cujo código fonte é público).
Depois de instalado, um website (no caso a comunidade) em XOOPS pode ser gerenciado sem a necessidade de ferramentas externas ou conhecimentos avançados de tecnologias da Internet, como FTP, HTML, Javascript, CGI, etc. Além disso, o XOOPS é visual, intuitivo e fácil de usar.
XOOPS (http://www.xoops.org/).

Outros exemplos de Ferramentas são:

Debates, Listas de discurssões e Treinamentos formais -Aprendizes convivem com seus mestres

Nenhum comentário:

Postar um comentário