sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A importância da implantação da Gestão de Conhecimento nas Organizações: a organização como comunidade humana.


Por: Ricardo Silva Batista
Graduado em Administração pela UNIME/Facsul, Pós-graduando em Gestão Estratégica em Recursos Humanos, pela UNIME

Atualmente, vivemos em um mercado competitivo, onde as organizações buscam a todo tempo formas de sobreviver a este cenário mercadológico além de criar subsídios para se diferenciar em seus serviços/produtos ofertados. Analisando por esta ótica, as empresas passam a articular novas propostas de gestão, e entre elas pode-se citar a gestão do conhecimento.

Segundo Davenport (1998), a gestão do conhecimento pode ser vista como uma série de ações gerenciais constantes e sistemáticas que facilitam os processos de criação, registro e compartilhamento do conhecimento nas organizações. Para Alvarenga Neto (2005), gestão do conhecimento deve ser entendida como gestão da organização na era do conhecimento.

Com o avanço tecnológico e a grande facilidade em obter informações diversas em todos os setores é comum a perca de informações desnecessárias e até mesmo de informações essenciais, devido ao acumulo das informações. Com isso se faz necessário estudar e planejar uma forma de controlar essas informações para ter uma fácil acessibilidade, conseguindo assim alcançar os objetivos desejados.

A Gestão do Conhecimento tem como objetivos dar “vida” ao dados, deixando-os úteis, principalmente para as organizações, para a geração de novos conhecimentos, possibilitando melhores práticas, vantagens competitivas e estabelecimento de lógica organizacional.

O controle que o setor de RH busca, em última análise, é a obtenção de melhores resultados de trabalho. O conhecimento se faz necessário justamente na melhoria do resultado final, e nos processos que levam a ele. Pessoas mais qualificadas produzem mais e solucionam melhor os problemas.

De uma forma empírica, pode afirmar-se que conhecimento é uma condição de saber, obtido através da vivencia, da experiência ou de uma associação. Todo este saber reside ou tem potencial para ser guardado na nossa mente, ou ser armazenado em uma organização, nos seus processos, produtos, serviços, sistemas e documentos.

Desta forma as organizações que decidam implementar a Gestão do Conhecimento, devem adotar uma abordagem que veja a organização como uma comunidade humana, cujo conhecimento coletivo representa um diferencial competitivo em relação aos seus mais diretos concorrentes. É através do conhecimento coletivo que se baseiam as competências competitivas essenciais. Um dos objetivos na implementação da Gestão do Conhecimento é colocar os colaboradores das empresas em contato, criando desta forma grupos de profissionais expostos a classes de problemas e tentativas comuns de solução que, através da troca de experiências e informações, aumentem e refinem o conhecimento organizacional.

Alguns pontos podem ser considerados importantes no reconhecimento se uma instituição tem mesmo uma gestão voltada para o conhecimento. São eles:

• estabelecimento de uma visão estratégica para o uso da informação e do conhecimento;
• aquisição, criação e transferência de conhecimentos tácitos e explícitos;
• promoção da criatividade, da inovação, da aprendizagem e educação contínua;
• promoção de um contexto organizacional adequado.

Pode-se mencionar que a Gestão de Conhecimento é uma importante ferramenta estratégica muito utilizada nas organizações. Isso porque, a partir do momento que a organização possui pleno conhecimento sobre o seu negócio, esta se torna mais competitiva. Utilizando de uma boa Gestão de Conhecimento permite conhecer os pontos fortes e fracos dos recursos de uma organização, o que facilita a busca da melhoria contínua e a correção dos seus recursos.

Tornar gestores e funcionários capazes de aumentar a competitividade das suas empresas por meio da inovação é um dos maiores benefícios quando se implementa uma Gestão de Conhecimento com sucesso. A mesma,fornece um conjunto de diretrizes, que permite que as empresas aprendam com a sua própria experiência no mercado e com isso, se tornem mais inovadoras e competitivas

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