quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Gestão do Conhecimento e a realidade no Sul Bahiano



Por: Adriana Alves
Graduada em Administração pela Unime e pós-graduanda em Gestão Estratégica em Recursos Humanos, pela UNIME.


Atuando em ambientes de níveis complexos, marcados pelo forte impacto das mudanças, das inovações e dos avanços tecnológicos, as organizações são motivadas a repensar em seus planos, metas, objetivos, processos para que consigam romper paradigmas em prol de vantagem competitiva.


A Gestão do Conhecimento tem por finalidade controlar, facilitar o acesso e manter um gerenciamento integrado sobre as informações vindas de diversos meios. É notório que sabendo como o meio ambiente reage às informações, há maiores possibilidades de antever as mudanças e se posicionar de forma para que haja obtenção de vantagens e, por conseguinte, conseguir êxito nos objetivos aos quais se propuseram.


O trabalho aperfeiçoado da Gestão do Conhecimento permite que seja desenvolvida através de Ferramentas auxiliares uma transformação no conhecimento, para que este se torne algo produtivo e disseminador de potencial humano. Cabe salientar que o diferencial da Gestão é alcançado quando os administradores das empresas dispõem de mecanismos de acesso a qualquer artefato de informação e, que consequentemente assegurem o uso efetivo de informações pertinentes à organização.


São inúmeras as possibilidades que a Gestão do Conhecimento pode proporcionar as instituições e por assim afirmar, a segurança do sucesso diante da atividade proposta pelos componentes da empresa. Caberia acrescentar que um dos indicadores para o aumento da competitividade e permanência da empresa no mercado, dar-se através da sobrevivência do capital intelectual, os novos conhecimentos que se agregam aos que o indivíduo já possui.
Gerir conhecimento promove aprendizado contínuo. Partindo da premissa de que todo o conhecimento (capital humano, intelectual, capacidade de inovar e outros) pertence à instituição, o Saber faz a diferença quando aliado a organização, e desta forma os conhecimentos se mantêm ativos constantemente.


As empresas do Sul da Bahia podem dispor destas ferramentas para melhor desempenharem seu papel diante da realidade econômica da região. Elas podem vir a tornar acessíveis grandes quantidades de informações organizacionais, compartilhando as melhores práticas e tecnologias através da Web; Construir e consolidar a memória da organização criando vantagem competitiva; Diagnosticar a potencialidade de seus colaboradores; Gerir conhecimento e aprendizado contínuo; Compartilhar informações sobre o mercado local; Ampliar relacionamentos e clientes.

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