quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Gestão do conhecimento e a realidade das empresas do Sul da Bahia



Por: Gilmarcia de Jesus Guimarães
(Graduada em Pedagogia pela UESC e pós-graduanda em Gestão Estratégica em Recursos Humanos, pela UNIME.)



O ser humano sempre procura meios para obter, acumular e transferir conhecimentos no decorrer de sua vida, seja através dos relatos orais, escritos, ou de várias outras formas. Hoje é fato a importância do capital humano dentro das organizações, afinal, as instituições não são compostas somente de aspectos físicos e sim por pessoas que constituem a inteligência do espaço.

Atualmente, observamos um ambiente favorável para a propagação do conhecimento nas empresas. As pessoas representam assim, um papel cada vez mais importante nas organizações.

É sabido que as pessoas constituem o principal patrimônio das empresas. O capital humano de cada instituição deve ser composto por pessoas, desde o operário ao executivo. Desta forma, o capital humano tornou-se vital para o sucesso de qualquer instituição. Pode-se afirmar ainda que, este capital vem sendo o principal diferencial no mercado competitivo das empresas bem sucedidas. Assim, as pessoas deixam de ser simplesmente recursos organizacionais e caracterizam-se como seres dotados de inteligência, personalidade, conhecimentos, aspirações, ou seja, são vistas como parceiras da organização e não adianta saber da existência desse capital na organização, gerir o conhecimento sem reconhecer o que precisa valorizar e motivar.

As pessoas mostram diferenças individuais expressivas e variações nas maneiras como reagem à mesma situação, com base em características pessoais. Uma empresa atua de forma eticamente adequada quando persegue suas metas e respeita valores e os direitos compartidos pela sociedade na qual está inserida.

Na gestão é necessário que se obtenha participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento do bem mais precioso de uma organização, que nos tempos modernos constitui-se no capital humano, que nada mais é do que pessoas que compõem o quadro funcional da instituição. O capital humano proporciona explorar o talento das pessoas de forma que estas gerem continuidade no processo de asseguridade da empresa no mercado competitivo.
O conhecimento é importante para a vida humana. O mesmo existe dentro de cada indivíduo e por isso é complexo e imprevisível. Em um mundo mutável e competitivo, onde a economia atravessa inúmeras fronteiras, as empresas necessitam dispor de conhecimento para enfrentar os desafios da era da inovação e da concorrência.

A informação precisa ser disseminada com precisão e respaldo para que os investimentos intelectuais gerados pelos indivíduos possam construir uma nova visão que atinja o ambiente interno e externo em favor da melhoria na organização.

Dentro da organização podemos identificar pontos favoráveis ou não para disseminação do conhecimento. Através desta assimilação estratégias deverão ser realizadas para que o conhecimento permeie todo o espaço na busca de melhorias e esteja de acordo com os objetivos da empresa. O ambiente é um local em que se propaga o conhecimento adquirido e, por conseguinte, propicia a criação do mesmo.

A gestão do conhecimento tem como objetivo tornar acessível uma grande quantidade de informação, permitir a identificação e formação de novos conhecimentos, compartilhando as melhores práticas e ferramentas para torna utilizável e acessível as informações existente nas organizações, dessa forma, organizar de maneira eficiente as contribuições oferecidas pelas pessoas.

Partindo do pressuposto que a região Sul Baiana necessita estar envolvida neste contexto, pois muitas empresas da região não têm estratégias e planejamento para um melhor gerenciamento do seu capital humano, ressalta-se a importância deste para a sobrevivência das organizações na atualidade a partir da Gestão do Conhecimento.

A gestão do conhecimento leva as organizações a mensurar com mais segurança a sua eficiência, tomar decisões acertadas com relação a melhor estratégia a ser adotada em relação aos seus clientes e colaboradores e podendo utilizar suas ferramentas para que a propagação do conhecimento tenha uma melhor eficiência dentro da empresa.

As instituições são o retrato do seu capital humano. Aqui na nossa região falta um melhor uso e capacitação das ferramentas para a propagação do conhecimento dentro das organizações. Com a captura, a valorização, o controle e um bom gerenciamento sobre as informações as empresas passam a ter um diferencial e dessa forma obter com melhor eficácia seus objetivos desejados.

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