segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Gestão do conhecimento como ferramenta para o crescimento da organização

Por: Joelson Alves Onofre
Pós-graduando em Gestão de Pessoas – Unime – Itabuna/BA

No mundo competitivo a palavra de ordem é “conhecimento”. Na busca por implantação da gestão do conhecimento deve-se considerar que a organização precisa estar alinhada ao planejamento estratégico. Para que tal planejamento aconteça faz-se necessário o conhecimento profundo do clima organizacional. Este clima ajuda na identificação dos fatores favoráveis e desfavoráveis ao processo de aprendizagem organizacional.

Neste caso, a realização de um diagnóstico é de fundamental importância para identificar quais os sentimentos dos colaboradores e se os mesmos estão satisfeitos com a organização. Auxilia também na descoberta de deficiências ou pontos positivos, assim como o nível de vivência entre a gestão e os colaboradores.

Com os resultados obtidos no diagnóstico, a empresa dispõe de uma importante ferramenta: a avaliação. Ela contribui para a detecção de problemas que atrapalham o desenvolvimento da organização, bem como ajuda na melhoria dos processos estratégicos e nos objetivos da companhia.

A gestão do conhecimento objetiva controlar e facilitar o acesso a informações nos diversos meios de forma integrada. Dessa maneira, a informação quando bem utilizada auxilia na tomada de decisões e pode causar impactos importantes, dependendo de como a mesma é recebida e transmitida.

A excelência organizacional só será de fato alcançada a partir da implantação de uma gestão do conhecimento que sistematize, articule intencionalmente, sempre apoiada na geração e disseminação do conhecimento.

Podemos afirmar que a gestão do conhecimento apresenta objetivos que pretendem facilitar e redimensionar o trabalho organizacional, colaborando para o seu sucesso.


Dentre eles, podemos citar:
A acessibilidade – grande quantidade de informações organizacionais. O acesso a essas informações gera o compartilhamento das melhores práticas e tecnologias que a organização dispõe.

A identificação do mapeamento de informações e conhecimentos atrelados à organização.

Possibilitar a vantagem competitiva através da geração de conhecimentos.
Transformar os dados úteis em informação essencial para o desenvolvimento organizacional, pessoal e comunitário.


A velocidade da informação, o mundo globalizado e competitivo, exige das organizações posturas voltadas para o favorecimento de uma gestão do conhecimento que valorize o capital humano dentro da organização. Essas medidas precisam ser assumidas pelas organizações do Sul da Bahia, que para crescerem e se firmarem no mercado, necessitam adequar-se à novas ferramentas de gestão. Essa adequação pressupõe a apresentaçao de objetivos claros e pertinentes a realidade da empresa.


Posto isso, reconhece-se que as organizaçãoes que apostam no capital humano e intelectual está propensa ao sucesso dentro do contexto da competitividade, tornando este, elemento duradouro e imprescindível.

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